Loading...

Dossiê Fliperama: Google Glass

Atendendo a pedidos, vamos entender do que se trata essa nova tecnologia que o Google está desenvolvendo e ver como ela será útil em nossas vidas (num futuro não tão distante).




Wearable Technologie: O que é isso?

Um novo conceito que surgiu recentemente com o avanço no desenvolvimento de produtos cada vez menores. Com aparelhos eletrônicos mais potentes e com tamanhos reduzidos, era quase que natural esse processo de atraca-los ao nosso corpo.
E foi nessa onda que a Google saiu na frente e começou o desenvolvimento do seu óculos inteligente. Um aparelho que se conecta via bluetooth com o seu smartphone e expande o seu universo de funções, com uma interação mais efetiva entre o digital e o mundo real. Sim, espantoso nesse nível.

Google Glass: O que ele faz?

Um mundo de possibilidades se abrem com o Google Glass. Com ele é possível acessar a internet e todas as suas funcionalidades, tirar fotos ou filmar e compartilhar com seus amigos, vídeo chamada, usar um GPS e tudo isso na minúscula tela diante dos seus olhos. Basta você pedir para ele, que o Glass faz. Isso mesmo, tudo com comando de voz.
Imagina que você precisa fazer um desenho de um tigre, mas precisa de referências? Basta dizer: Glass: procure imagens de tigre. Automaticamente várias imagens aparem literalmente diante de seus olhos, sem a necessidade de imprimi-las ou consultar um computador próximo.

Como Funciona? Serve para o que?

O Google Glass é um dispositivo pequeno, que consiste basicamente em uma tela de LED que, na distância que fica dos olhos, representa uma tela de 25 polegadas em alta resolução. Também vem equipado com uma tela touch screen na lateral para controle das funções, uma câmera, conectividade wifi e bluetooth e uma capacidade de armazenamento na nuvem de 12 GB. Muita coisa para um dispositivo tão pequeno, realmente. Mas como ele faz todas essas funções? Como ele acessa internet? Como ele compartilha dados?
Basicamente o Glass se conecta via bluetooth ou wifi com seu smartphone, funcionando como uma extensão do seu aparelho. A grande sacada do Glass é justamente não precisar sacar o aparelho para ter as informações que precisa ou compartilhar alguma coisa. É possivel postar fotos sem tirar o aparelho do bolso.
A google fez vários vídeos sobre o conceito do Google Glass. Espantosamente incrível.


E aplicativos?

A Google busca incentivar a produção de aplicativos para seu aparelho. Alguns já estão em produção e outros já até disponíveis, como aplicativos de noticias e de algumas redes sociais, como Facebook e Twitter. Recentemente a empresa mostrou conceito para mini games no Glass, com conceitos bem simples, casuais e divertidos. Confira abaixo no vídeo:


O que esperar do Glass?

Ainda é cedo para sabermos bem o que esperar e quais as totais funcionalidades que o aparelho pode nos oferecer. Sem sombra de dúvidas levanta muitas questões, como a privacidade, direitos autorais e é preciso saber usar o aparelho. Alguns cinemas nos Estados Unidos proíbem as pessoas de entrarem vestidas com o Glass, para impedir a pirataria. Entretanto pode ser uma ferramenta pessoal e social fantástica, desde que saibamos usar de maneira segura (nada de dirigir usando o Glass) e saudável, como a maioria das coisas nas nossas vidas.

Gostaria de ter um Glass? É difícil, ainda mais com a Google adiando o seu lançamento indefinidamente. A empresa lançou o programa Explorer, onde usuários se cadastram e, se forem escolhidos, pagam uma taxa de U$ 1500, 00 para poderem retirar o aparelho e ainda precisam busca-lo pessoalmente e receber instruções de uso.

O vídeo abaixo é um dos últimos lançados pela google e mostra diversas opções de uso do aparelho, mais próximo da realidade que temos hoje.

tecnologia 3110758749417055558

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Use com bom senso :)

emo-but-icon

Página inicial item

Instagram

Facebook

Twitter

receba nossa newsletter

Destaque

Quanto cobrar pelo serviço de design ou ilustração? Para iniciantes na área.

Quanto cobrar pelo design? Como calcular o valor do meu trabalho? Uma dúvida que eu, você e todo profissional liberal tem (independente...