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8 Benefícios da criação de um blog corporativo

Quem nunca "jogou no Google" algo que estava procurando e acabou num blog especializado no item da busca e até acabou consumindo o produto? Um blog é uma ferramenta que pode ser muito útil para alcançar os objetivos corporativos e dialogar com o público. Confira a seguir quais são os principais benefícios de ter este tipo de espaço editorial. 



Poucos sabem, mas uma empresa que possui um blog corporativo bem feito e consistente, tem uma grande ferramenta de posicionamento e vendas! Como revelou o relatório da Better Business Blogging, o blog é "uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação, que ajuda as empresas a melhorarem o diálogo com as partes interessadas em todos os estilos: de clientes a fornecedores, parceiros ou funcionários".

Nos últimos anos, esses espaços editoriais tornaram-se uma ferramenta essencial para as estratégias de marketing e mídias sociais de diversas marcas. Aqui falarei de 8 benefícios que surgem a partir da criação e do (correto) desenvolvimento de um blog corporativo.

1 - Tornar-se uma referência com conteúdos de qualidade 


Se você está criando um blog corporativo, é importante que você se concentre em um tema específico, com o objetivo de demonstrar o conhecimento de sua empresa e de seus membros em um determinado campo de ação, de modo que as pessoas vejam  sua empresa como "uma especialista" em seu setor.

Para alcançar o desejado reconhecimento do setor, é essencial publicar frequentemente. De acordo com um relatório da HubSpot, as empresas que publicam cerca de 20 vezes por mês, conquistam mais tráfego do que aqueles que publicam apenas quatro. 

2 - Gerar confiança 


Ao posicionar sua empresa como uma referência, o público vai começar a confiar em sua marca, produto, serviço, enfim: em sua proposta. E isso não é conquistado apenas com conteúdo jornalístico/especializado, como o de uma revista técnica. Um blog bem-sucedido possui uma personalidade, um tom único de comunicação que reflete o espírito, valores e a "cara" da sua organização.

Diferentes empresas que usam um blog como ferramenta de marketing apresentaram um melhor relacionamento com seus clientes e prospects, alcançando seus objetivos corporativos e aumentando as vendas. Segundo a mesma pesquisa da HubSpot, 71% dos consumidores do mundo todo dizem que blogs afetam sua decisão de compra. 

3- Atrair Tráfego


Um dos principais objetivos das estratégias de comunicação em mídia social  é atrair tráfego para o site. Neste sentido, o blog pode ser a maneira ideal para aumentar o número de visitas à plataforma de sua empresa.

4 - Obter novos leads 


Aumentar o número de pessoas que visitam o seu site e seu blog é um dos grandes benefícios de ter um blog corporativo. No entanto, o melhor resultado é obtido quando os visitantes conseguem se tornar leads. De acordo com o relatório da HubSpot, as empresas B2C que utilizam um blog conquistam 88% ligações por mês a mais do que aqueles que não usam.

5 - Promover as chamadas de ação 


Quando você tem um blog corporativo, você pode usar suas publicações para convidar o público a realizar uma ação, como compartilhar um conteúdo, inserir um código, responder a uma pergunta, preencher um formulário, entre outras. Às vezes, call-to-action é usado para criar um banco de dados de pessoas que estão visitando o blog, e, assim, estabelecer quem realmente pode ser um cliente potencial para o seu negócio.

6 Estabelecer um diálogo com grupos de interesse


Embora cada empresa usa o blog de acordo com suas necessidades e exigências, um dos objetivos comuns delas é criar "canais de comunicação bidirecionais com clientes e prospects, criando conversas e conexões" como observou o relatório da Better Business Blogging.

Um dos benefícios de ter um blog corporativo é que você pode estabelecer um diálogo direto com os stakeholders da empresa, distribuindo informação relevante para fornecedores, clientes, parceiros e funcionários, tendo em conta que o conteúdo que é criado e distribuído é direcionado para educar o público, mas não para promover as atividades da empresa.

7 -  Melhorar a visibilidade na web 


Um dos ideais das empresas na era digital é ter uma grande presença na Internet e motores de busca como Google, Bing, Yahoo, entre outros. Um blog corporativo pode ajudá-lo a melhorar a visibilidade da sua empresa, com o uso correto de uma estratégia para otimizar o posicionamento do seu site (SEO).

É importante que cada publicação que você faz em seu blog use títulos que contenham palavras-chave do setor que está falando, assim como na primeira descrição do post. Também é aconselhável incluir links para páginas internas de informação, uma vez que isso aumenta os esforços de otimização na pesquisa.

8 - Criar uma comunidade 


Um blog corporativo oferece a oportunidade de criar uma comunidade com seus clientes e prospects, pois permite provocar conversas e trocar pontos de vista sobre a atividade empresarial, a qualidade de seus produtos / serviços e do conteúdo das publicações. Isso pode resultar em um canal de comunicação onde você recebe feedback regular do seu público.


Se você ainda não integrou o blog em suas estratégias digitais, já é hora de considerar a ideia, se sua marca pretende se posicionar como uma empresa que se preocupa com sua relação com seus grupos de interesse e busca fornecer conteúdo relevante e educacional aos seus clientes.

Ficou interessado em criar um blog para sua empresa? Entre em contato clicando aqui, que a gente pode te ajudar ;)

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