Loading...

A Arte da Publicidade


Um bom publicitário é um bom artista? Nem sempre. Há mil áreas dentro da publicidade onde você pode desenvolver-se sem fazer uso de um único traço ou rabisco. Mas não me olhe torto: saber desenhar, ilustrar, desenvolver peças incríveis é uma ferramenta extremamente valiosa no setor, mas isso não garante um caminho de sucesso, pois para que esse dom seja verdadeiramente valioso, precisa de uma qualidade de ouro: A MENTALIDADE ESTRATÉGICA.

Um publicitário pode desenvolver peças lindas - e sério, conheço vários trabalhos que são espetaculares - acabamento perfeito, cores deslumbrantes e tipografia requintada. Mas no momento em que um professor, cliente ou curioso pergunta por que eles fizeram isso dessa forma, a resposta pode ser catastrófica: "Porque parece bom" ou um escandaloso "Porque eu gostei." Acabamos fazendo "o que acreditamos ser certo", e por aí vai.
"Porque gostamos", na maioria das vezes, não é o que realmente pode funcionar, e não para nós, como profissionais de marketing, mas para os nossos consumidores que, no final, é o nosso objetivo principal.

Através da ARTE permitimos expressar idéias pessoais de uma visão totalmente subjetiva. Na publicidade, ao contrário, você está buscando falar não consigo mesmo, e sim ser a voz do que os consumidores estão sentindo ou desejam, além de ser um porta-voz da marca.  

Essa é a grande diferença entre esses dois termos. O fato de que eles são diferentes, não significa que não podem ser conciliados para criar algo de extraordinário; só precisamos saber o valor exato a ser dado e como combiná-los. Desta forma, vamos entender que a arte pode definitivamente ser usada em peças publicitárias, dando forma a uma mensagem e deixando claro que ela pode ser o meio, mas não o fim.

Portanto, para fazer publicidade, amigos, não basta elaborar composições dignas de um museu. Pense nas estratégias. Pense nos porquês. O mercado clama por pessoas criativas, mas que se arriscam a fazer coisas diferentes, que possam contar histórias, que criem conceitos e que entendam que não se trata de PÚBLICO-ALVO e sim de pessoas que sentem e vibram por suas paixões.

Publicidade 8450655274037514602

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Use com bom senso :)

emo-but-icon

Página inicial item

Instagram

Facebook

Twitter

receba nossa newsletter

Destaque

Quanto cobrar pelo serviço de design ou ilustração? Para iniciantes na área.

Quanto cobrar pelo design? Como calcular o valor do meu trabalho? Uma dúvida que eu, você e todo profissional liberal tem (independente...