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As marcas mais amadas nas redes sociais

Hootsuite revelou um ranking com as marcas mais amadas nas redes sociais. A sua Love List é única porque é a primeira do seu tipo a utilizar uma análise que vai além de simplesmente contabilizar os likes.



O amor tornou-se mais uma variável para explicar o sucesso ou o fracasso de uma marca. O mundo está cada vez mais dominado por emoções e as relações entre as empresas e os consumidores não ficam de fora. 
Na era das redes sociais, a relação entre marcas e consumidores é marcada por elementos como confiança, proximidade, nível de conversação e das emoções, com o amor numa posição de destaque.

As marcas mais amadas (lovemarks) conquistam uma fidelidade que vai além da lógica. Não é fácil: para se tornar uma lovemark tem que trabalhar muito duro, afirma Kevin Roberts, CEO da Saatchi & Saatchi e o inventor do conceito, que fez as diretrizes básicas a serem seguidas pelas empresas para chegar a essa condição. Em seu livro Lovemarks - O futuro além das marcas ele explica que para construir o respeito mútuo, aprofundar a paixão e o mistério, é fundamental contar boas histórias (todas essas marcas amadas têm uma boa história, um ótimo marketing de conteúdo).

Mas a gente pode medir o amor? Como determinar o alcance das paixões? Podemos dizer que mensurar o amor tornou-se bastante importante, um elemento crucial em tempos de mídias sociais. O último a aderir ao movimento do amor foi o Hootsuite, que lançou um ranking das marcas mais amadas nas redes sociais.

Como o amor é medido


O ranking das mais amadas marcas nas redes sociais desenvolvido pela Hootsuite coletou 450 marcas de todo o mundo e de todos os setores (e você ainda pode fazer uma divisão de mercados para identificar quem é a mais querida em cada setor).

Para medir o amor que os consumidores se sentem por elas, a Hootsuite analisou 25 plataformas de mídia levando em consideração as menções, os sentimentos expressos pelos consumidores e o número de vezes que a palavra amor é mencionada ao falar dessas marcas. Além disso, a ferramenta também mede o quanto você fala sobre as marcas na mídia, a fim de estabelecer um quadro mais completo dos sentimentos despertados.

"A Love List é única porque é a primeira de seu tipo a utilizar uma análise mais abrangente, que vai  além de simplesmente adicionar o número de likes e compartilhamentos que as marcas geram em canais sociais", explica Digiday Mark Pascarella, um dos diretores do Hootsuite.
A lista será atualizada mensalmente. Poderemos observar como evolui a percepção que os consumidores têm das marcas.

A marca mais amada


Qual é a marca que desperta mais amor entre os consumidores? A Dove, graças às suas campanhas publicitárias sobre a verdadeira beleza é a marca mais amada do mundo.

"A preponderância de marcas como Dove mostra que as pessoas estão interessadas em marcas que sejam acessíveis, uma tendência que vimos na lista", diz Pascarella. "As marcas que têm cultivado uma base de fãs apaixonados, são as mais abertas e francas e estão empenhadas em campanhas inspiradoras e divertidas".

A Dove ficou no topo da lista das marcas mais amadas, em seguida veio a  Friskies, Kohl, Avon, Renaissance Hotels, The CW, Trip Advisor, West Elm, Twitter e Nordstrom, formando o top ten das marcas de consumo mais queridas. 

A lista também mostra que o amor dos consumidores é variado e amplo: na lista, existe empresas de todos o segmentos, como carros, antivírus e produtos farmacêuticos.
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