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Tendências para o Marketing Digital em 2015

A otimização móvel será mais importante do que nunca.

Chega o fim do ano e, com ele, diversas previsões e tendências tentando determinar o que vai acontecer durante o próximo ano. Saber o que o futuro reserva é uma boa medida para garantir posições e direcionamentos para 2015.


Mas o que você pode esperar em 2015 quando o assunto é marketing digital? A Forbes publicou sete previsões sobre como as marcas vão se posicionar no próximo ano.

1 - Otimização móvel - o smartphone será rei


De acordo com a Forbes, a otimização móvel será um elemento mais importante do que nunca.
Adaptar o site para uma versão responsiva (que se adapte quando visto num smartphone) e criar aplicativos serão apenas requisitos básicos que já nem deveriam ser discutidos.  As marcas terão que trabalhar para ter não só o conteúdo otimizado para dispositivos móveis (e destinados diretamente para eles), como também direcionar parte de sua estratégia de marketing de mídia social para as demandas dos consumidores móveis.

2 - Investimentos em midias sociais vão aumentar


As marcas estão mais conscientes da importância de sua estratégia de redes sociais e sabem que essas ferramentas são fundamentais para atingir os consumidores. Até agora, a estratégia foi principalmente por ser ativa nas mídias sociais e criar conversas.

As redes sociais têm visto nos últimos tempos o aumento da sua receita de publicidade, enquanto que, conforme determinado colunista Forbes, marcas estão cada vez mais satisfeitas com os resultados oferecidos pelos resultados de mídia social. Para tudo isto é preciso acrescentar um fato indiscutível: para as marcas, é cada vez mais difícil conseguir visibilidade organicamente nas principais redes sociais, o que impulsiona ainda mais os investimentos. A última mudança no algoritmo do Facebook que o diga. 

3 - Conteúdo é ainda mais importante


Nos últimos meses, muitos estudos têm confirmado o que as marcas já estavam sentindo. Os consumidores estão cada vez mais receptivos ao conteúdo único e de qualidade e cada vez mais esperam que as marcas apostem neles. Além disso, a publicidade nativa está ganhando terreno, porque marcas descobriram que os consumidores prestam mais atenção nesse tipo de conteúdo do que em anúncios tradicionais. 

2015 poderia também trazer um novo estilo de conteúdo de marketing, ou melhor, um novo formato. Com a tendência do móvel se torna mais importante e marcas assumirem que é necessário criar conteúdo e soluções específicas para esses dispositivos. Formatos mais curtos serão, portanto, mais comuns.

4 - E-mail marketing não está morto


A sirene que grita a morte do email marketing é barulhenta: as redes sociais estão mudando tudo e que mensagem via e-mail não faz mais sentido. Mas isso é verdade? 
A verdade é que e-mail marketing não só continua firme, como também mantém taxas elevadas de aceitação. 70% dos consumidores ainda abrem os e-mails de sua marcas favoritas.

Em 2015, as marcas vão ter, uma atenção renovada. Os e-mails também vão aliar-se com a estratégia de marketing de conteúdo para, por exemplo, continuar dando vida ao conteúdo publicado (marcas ajudarão os leitores a se reconectarem com elas via PDFs para download e outros meios de comunicação que poderão ser lidos em seus tablets e e-readers). Da mesma forma, as empresas vão trabalhar uma maior diferenciação em seu e-mail.


5 - A separação entre SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais será mais estreita


Quem gostaria de ficar de fora das páginas de resultados principais Google quando ele continua sendo uma das principais fontes de tráfego? 
SEO e Marketing de Conteúdo (content marketing) continuarão a coexistir como duas disciplinas distintas mas interligadas que dependem um do outro para o sucesso. Dito isso, o marketing de conteúdo é agora o principal influenciador de busca visibilidade. As empresas que não investirem em uma estratégia de conteúdo sólida vão descobrir que as suas campanhas de SEO são ineficazes, na melhor das hipóteses, e prejudicial para a sua visibilidade de busca, na pior das hipóteses.


SEO será visto mais como um subconjunto de marketing online, que trata dos aspectos técnicos, como meta tags, problemas de indexação e pesquisa de palavra-chave. As mídias sociais, por outro lado, serão vistas como amplificadoras necessárias de qualquer estratégia de conteúdo.

As empresas também vão perceber cada vez mais a outro benefício importante da mídia social, incluindo maior reconhecimento da marca e da autoridade da marca, melhores percepções dos consumidores e maiores taxas de conversão.

6 - Marcas querem ser mais humanas (e elas vão trabalhar ainda mais)


As redes sociais criaram um novo tipo de relacionamento entre marcas e consumidores. Agora as empresas têm de demonstrar emoções, deve estar por perto. Mas... elas têm o que falar? 
As empresas precisam ser cada vez mais semelhantes a uma pessoa. Cada vez mais as redes sociais são mais importantes e marcas todos os dias dão mais importância. Ao mesmo tempo, elas estão aprendendo - a cada momento - o que os consumidores esperam delas neste ambiente e assumindo que esperam por perfis mais humanos.
A capacidade da empresa de humanizar sua marca será o fator mais importante no seu sucesso na mídia social. Marcas que se envolvem e desenvolvem relações com seus fãs, seguidores e assinantes de e-mail vão obter enormes benefícios. Em 2015, a tendência se tornará mais forte que nunca.

7 - Mais publicidade nativa, menos autopromo


Um elemento que faz da publicidade nativa um sucesso é justamente por não se tratar de um anúncio puro, mas de um conteúdo interessante que uma marca faz chegar aos consumidores, um conteúdo interessante, que traz algo para o leitor. 2015 será o ano de colaborações entre editores e marcas. Publieditoriais feitos por pessoas com autoridade no segmento de sua marca (mas claro, jogando limpo com os leitores e informando que trata-se de uma matéria patrocinada)

Em 2015, será o ano da mobilidade, do conteúdo e dos investimentos em contratação, nivelamento e mídia social paga. Quais as tendências que você acrescentaria nesta lista?

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