Loading...

9 atitudes que nos tornam mais criativos

Criatividade nunca é bastante! Que tal aprender 9 maneiras simples que vão ajudar a despertar seu espírito criativo?



Se tem uma coisa que todo mundo procura ser e que todo o mercado de trabalho valoriza é quando a criatividade anda junto com a inovação. E por uma boa razão. De acordo com a General Electric's 2012 Global Innovation Barometer, que entrevistou 2.800 executivos seniores sobre o estado da inovação em todo o mundo, 92% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que "a inovação é a principal alavanca para criar uma economia mais competitiva", enquanto 86% disseram que "investir em inovação é provavelmente a melhor maneira de criar empregos no meu país."

Mas o que você pode fazer para se tornar mais criativo e realizar inovações de importância? Deixo aqui uma série de coisas que as pessoas realmente criativas fazem para libertar o seu interior inovador:

1. Mude o cenário


Junte alguns travesseiros macios, pegue seu notebook e mude o café para um chá mate gelado, por exemplo. Ou faça uma festa inesperada com seu grupo de trabalho. O dia a dia engessa nossas atividades e, por consequência, nossas mentes.

2. Abrace a falha e encare como uma oportunidade


Com cada falha aprendemos algo novo que cria um novo caminho para o sucesso - e naturalmente aumenta nossa criatividade. Seja curioso e faça perguntas, olhe para a questão a partir de outro ponto de vista. Descubra onde e porque você falhou e, em seguida, debata ideias para transformar o fracasso em sucesso. Esta é a criatividade em sua melhor forma!

3. Veja o mundo através dos olhos de uma criança


Observe como uma criança reage ao que eles vêem. Elas viajam looonge na imaginação, sem medo de serem julgadas. E isso é fantástico! Embarque também no universo lúdico de ideias a partir da visão única de uma criança do mundo, pois ela pode abrir sua mente para pensamentos mais criativos.

4. Mantenha-se positivo


É infinitamente mais provável encontrar sua criatividade quando você pode dar uma interpretação positiva sobre a vida como um todo. Muita negatividade mata a criatividade, pelo simples motivo: você está muito ocupado sendo negativo.

5. Separe um tempo só para você


Tire um tempo sozinho para não fazer absolutamente nada. Acalme todos os pensamentos do mundo exterior e fique apenas com você mesmo. Novas idéias criativas também gostam de aparecer num espaço mais calmo.

6. Encontre tempo para sonhar


Lembra quando você era criança e ia deitar olhando para o céu, sonhando acordado sobre o avião que passava ou sobre como ganhar o campeonato de videogame? Sonhar acordado pode abrir sua mente para as montanhas de criatividade se você deixar passear livremente.

7. Saia da sua zona de conforto


Se você sempre diz: "Esta não é a forma como fazemos as coisas por aqui", apenas PARE! 
Esteja disposto a tentar. Novos pensamentos e maneiras de fazer as coisas as vezes trazem soluções inovadoras. Saia da sua zona de conforto, e pense fora da caixa.

8. Canalize seus sentimentos


A American Psychological Association determinou que quando você está experimentando extrema felicidade, sua criatividade é incentivada. Eles ainda sugerem que, quando você está experimentando um estado de espírito muito negativo, isso também pode ser um gatilho criativo. Enfim, momentos extremos geralmente acompanham uma explosão de novas ideias. Não é por acaso que muito dos grandes gênios eram extremamente temperamentais. 

9. Se tudo isso falhar, tome uma bebida


Como último recurso, tome uma cerveja ou um copo de vinho - mas apenas um, ok? Os pesquisadores dizem que, quando sua cabeça está sobrecarregada, uma bebida é suficiente para resetar - levar a sua atividade cerebral num estado que sua criatividade possa fluir novamente.


Criatividade é como um músculo: tem que ser exercitada diariamente!
E você? O que faz para aumentar sua criatividade no dia a dia?
slider 1021459652679735195
Página inicial item

Instagram

Facebook

Twitter

receba nossa newsletter

Destaque

Quanto cobrar pelo serviço de design ou ilustração? Para iniciantes na área.

Quanto cobrar pelo design? Como calcular o valor do meu trabalho? Uma dúvida que eu, você e todo profissional liberal tem (independente...