Velhas fábricas de semicondutores transformadas em plantações High-Tech
http://www.studioprototipo.com.br/2015/06/velhas-fabricas-de-semicondutores.html
Qual é o mais recente produto da Toshiba? Um notebook? Uma TV? Ou um pé de alface?
A fabricante japonesa de eletrônicos, que tem uma linhagem que remonta à década de 1930, criou recentemente uma fazenda vegetal dentro de uma fábrica abandonada em Yokosuka. Num passado não tão remoto, os disquetes rendiam milhões para o local. Quando tornaram-se obsoletos, a fábrica foi encerrada (no início de 1990), e permaneceu abandonada por décadas, até que a Toshiba decidiu criar uma fazenda de cultivo de alface, espinafre e outros vegetais de folhas verdes. Mas não se trata de alface comum, pois ele é cultivado não em solo, mas em uma formulação especializada de nutrientes e fertilizantes em salas limpas, onde a Toshiba fabricou outrora os eletrônicos delicados. Os produtos são tão limpos que não precisam lavá-los antes de comê-los.
A limpeza dentro das salas é rigidamente controlada, assim como a pressão do ar, temperatura e iluminação. Funcionários entram em trajes especiais depois de lavarem bem as mãos. E, son forma alguma, eles utilizam pesticidas.
A Toshiba planeja vender sacos de saladas e legumes cortados em lojas de conveniência e supermercados. A instalação está prevista para produzir 3 milhões de unidades/ano de produtos hortícolas, incluindo alface de folha e ervas, ainda nesse ano.
E a Toshiba não é a única indústria de semicondutores que entrou no ramo da agricultura. Em maio do ano passado, a gigante de eletrônicos Fujitsu Ltd. começou a enviar produtos hortícolas produzidos em salas limpas de uma fábrica de semicondutores em Fukushima. A alface cultivada por Fujitsu tem níveis muito baixos de potássio - cerca de um quinto do que alface tradicional contém, o que é perfeito para aqueles com insuficiência renal que estão em diálise, uma vez que não podem tolerar potássio muito bem.
A Hitachi também opera um sistema de agricultura com gerenciamento de TI que fornece a previsão de crescimento e determina a melhor época de colheita para as culturas de cereais, como o trigo, que tem uma janela de colheita ideal no Japão de apenas uma a duas semanas.
Outro fabricante de eletrônicos, a Sharp está cultivando morangos japoneses em uma instalação de 108 metros quadrados em Dubai, usando iluminação LED controlada - uma tecnologia de purificação de ar e sistemas de monitoramento de umidade e temperatura para otimizar o crescimento da fruta. Da mesma forma, a Panasonic está produzindo a sua própria marca de espinafre em uma instalação em Cingapura enquanto a abandonada fábrica de semicondutores da Sony em Miyagi, Japão hoje é a maior fazenda do mundo iluminada por LED.