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Significado das Cores na Publicidade

Quais as cores mais usadas e as que mais vendem na publicidade? Veja a lista com as 10 mais comuns no mercado.


Muita pesquisa foi feita sobre o uso e significado da cor em diferentes aplicações, seja na roupa, num logotipo ou num banner de publicidade.
A publicidade tem aproveitado esses estudos para aplicá-los em seus produtos, campanhas, sites, lojas de varejo e outras estratégias para tentar influenciar o consumidor a fazer uma compra.

Já não é segredo para a publicidade que cada cor tem uma influência psicológica sobre as pessoas ao fazer uma compra. 85% dos consumidores são guiados principalmente por elas ao decidirem colocar ou não um produto no carrinho.
Cada campanha publicitária está estrategicamente projetada para impactar o mercado-alvo através da cor que atrai mais, dependendo do sexo, idade, nível socioeconômico, ou a área geográfica.

Pesquisadores de mercado têm notado que a cor afeta sensivelmente os hábitos de compras nas pessoas, por exemplo: pessoas impulsivas são guiadas pelo vermelho, preto ou azul, enquanto os consumidores que planejam suas despesas são guiados pelo rosa e cores claras.

Mas afinal, como as cores que afetam publicidade? Para saber qual tonalidade trabalhar em sua campanha, você deve estabelecer estratégias, objetivos, metas e desenvolver conceitos de acordo com seu mercado. A identidade visual é um dos factores mais importantes para o sucesso.

Aqui estão as 10 cores que mais atraem publicidade:

1. Vermelho


É uma cor que representa o poder, atração e consegue manter a atenção do consumidor. É uma cor sensual e sedutora, é o marketing mais utilizado. É utilizado nos produtos de consumo, tais como bebidas e restaurantes fast-food.

 2 - Azul

É uma cor relax, que transmite calma e confiança. É identificada como a cor do céu e água, que faz com que seja mais familiar. Em tons escuros representa a elegância e sucesso, e as cores claras, frescor e juventude. É utilizado nos produtos de higiene pessoal ou tecnológicos. 

3 - Verde



É uma cor que se refere à natureza e transmite valores ecológicos. É usado para cuidados de saúde ou quando se quer transmitir boas intenções. É versátil, amigável e cool. É uma cor que normalmente sempre funciona sem erro.

4 - Amarelo


É uma cor corajosa, brilhante e chamativa. Capta facilmente a atenção do mercado infantil - mais em meninos do que meninas - e transmite felicidade e luz. É uma cor que faz sobressair da multidão.

5 - Laranja

Uma cor que é considerada pura energia! É utilizada para a promoção de produtos esportivos, bebidas energéticas e vitaminas. É uma cor que sempre incentiva a inovação e juventude. Um problema com esta cor, é que se empresas clássicas usarem em sua comunicação poderá passar uma impressão errada, às vezes perdendo credibilidade.

6 - Roxo


Considerada a cor da realeza, mistério e espiritualidade. É uma cor feminina, elegante e tanto quente quanto fria. Ele é usada para promover produtos que inspiram fantasias e superação.

7 - Marrom


É a cor que representa a terra e madeira. Transmite simplicidade e calor. É considerada por muitos como a cor menos chamativa, mas muitas marcas usam nas embalagens de café, alimentos, produtos orgânicos e chocolates finos.

8 - Rosa


Quando se quer passar uma imagem iniÉ uma cor associada com a infância, a feminilidade e inocência. É brilhante, alegre e viva e geralmente usada em marcas de brinquedos, maquiagem e detergentes.

9 - Branco


A cor universal que simboliza a paz e pureza, é usada frequentemente em espaços fundos ou projetos minimalistas, geralmente em campanhas inovadoras ou em produtos totalmente novos.

10 - Preto


Ele é considerada uma cor simples, elegante e a mais versátil de todas. Usada tanto em empresas tradicionais como em modernas. Normalmente visto em campanhas de moda.

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