Loading...

Como ser Freelancer em Tempo Integral?

Alguma vez você já pensou em usar seu conhecimento e habilidades em design para se tornar seu próprio patrão? Talvez se aventurar como um freelancer ou criar sua própria empresa criativa?


Felizmente vivemos em um tempo onde o marketing on-line está crescendo a uma taxa substancial. E uma parte importante do marketing on-line é o seu design e o conteúdo. E seu futuro é muito promissor !

Aqui estão algumas estatísticas de motivação:


  • Os gastos com marketing digital estão previstos para aumentar 35% dos orçamentos totais em 2017. 
  • 28% dos comerciantes reduziram o seu orçamento de publicidade tradicional para investir em marketing digital. 
  • SEM (Search Engine Marketing) vai continuar a capturar a maior parcela de gastos on-line em 47%.

O ponto importante é que VOCÊ pode ficar dentro dessa demanda crescente! Se você tem o design em seu sangue ou talento para o desenvolvimento de sites, seus serviços são necessários e, acreditem, não há falta. Há novas e antigas empresas sempre na necessidade de seu talento.

Se você deseja fazer a transição de funcionário para freelancer em tempo integral (ou até ser um pequeno empresário e ser seu próprio patrão), leia essa lista que preparei com carinho que irá ajudá-lo a fazer exatamente isso:

1) Supere seus medos

Você pode estar preocupado com o risco de se tornar um freelancer ou pequeno empresário. Se considera teoricamente estável e precisa do salário para pagar as contas no fim do mês. Isto é compreensível. O problema é que este pensamento limita o seu potencial de ganhos. Em outras palavras, você precisa entender que, como um freelancer ou pequeno empresário, você pode ganhar substancialmente mais.

Também tenha em mente que a sua família e amigos podem não aceitar a sua decisão. Eles vão te dar mil razões para ter medo de partir em 'carreira solo'. Eles vão questioná-lo com gracejos sarcásticos como "Você acha que é uma boa ideia?", "Você realmente acha que é possível?", "Você sabe, outras pessoas estão fazendo isso também...","A maioria das empresas quebram com 1 ano. "

Meu conselho? Se você realmente deseja ser um freela, procure um bom mentor que vai lhe dar o feedback que você precisa, tais como "esta é a melhor decisão de sua vida", "a única maneira real de construir a riqueza é tornar-se proprietário de uma empresa", "Você vai gostar de ser seu próprio patrão e nunca mais vai olhar para trás."

2) Amplie seu network

A maneira mais rápida de gerar novas oportunidades e encontrar novos clientes é participar de grupos em redes locais. Junte-se a pelo menos uma câmara de comércio. Toda cidade tem uma. E elas sempre promovem eventos na área comercial. Amplie seu network, junte-se a grupos, frequente happy hours. Traga cartões de visita e distribua-os. 

Crie um calendário e cumpra. Isto significa participar de pelo menos dois eventos de networking por mês. Se você pode participar de um por semana, ótimo!

3) Seja implacável no gerenciamento de tempo.

Como um funcionário em tempo integral, você precisa reservar um tempo para gerenciar clientes nas noites e fins de semana. Eu recomendo que você crie uma agenda que não force você a trabalhar 24h/7dps. Separe três noites durante a semana, e um dia no fim de semana para se concentrar em seu negócio. Não deixe sua vida completamente off de lazer.

Se você estiver trabalhando o tempo inteiro, mais de 40 horas por semana como um freelancer, você está fazendo algo errado. 20% do seu tempo deve ser gasto em assistir a eventos e participar de feiras para ampliar seu network e 80% deve ser gasto em projetos. Se você seguir essa fórmula, você vai estará em grande forma.

4) fature corretamente 

Para construir um fluxo de caixa sustentável, é necessário faturar corretamente. Como um web designer ou desenvolvedor, você é pago por cada projeto. Cada projeto geralmente exige cerca de um a três meses para finalizá-lo. Se é um projeto maior, então ele pode levar cerca de seis meses ou mais. Eu nunca cobro 50% antes e 50% após a conclusão. Todos nós sabemos que alguns clientes arrastam os prazos e cancelam a conclusão com alterações intermináveis. Isso pode expandir um projeto meses fora, e você fica esperando a fatura final pela eternidade.

Eu faço assim: crio um cronograma do projeto. Vamos dizer que, neste caso, é de dois meses. Então eu divido os pagamentos ao longo da duração do projeto e cobro o cliente aos poucos. 

Neste caso, a minha proposta descreve o seguinte cronograma de pagamento:


  • Semana 1 = 33% 
  • Semana 4 = 33% 
  • Semana 8 = 33% 

Se o seu projeto é de três meses, será algo como:


  • Semana 1 = 25% 
  • Semana 4 = 25% 
  • Semana 8 = 25% 
  • Semana 12 = 25% 

Isso garante que você sempre tenha dinheiro chegando, a cada mês. E se você tem vários clientes, o seu fluxo de caixa é ainda mais seguro. Com essa estrutura de faturamento, você verá que o fluxo mensal será muito mais 'redondo'.

5) Preencha o Pipeline

Mas o que é esse tal de Pipeline? Você já deve ter ouvido falar do termo “funil de vendas” , e é exatamente a mesma coisa! A tradução literal da palavra para o português é “oleoduto”ou “cano", e mostra que uma venda só é concluída após passar por uma série de processos. Pipeline nada mais é do que o mapeamento desses processos.

Cada etapa do Pipeline tem sua particularidade, e na maioria dos casos, é onde a equipe de vendas se perde. Sem ter controle da etapa em que se encontra a negociação, perdemos os prazos ou deixamos de realizar ações que fariam toda a diferença para fechar negócio.

Sabemos que nem todos que chegam até você se transformarão em clientes, pelo menos não imediatamente. Algumas prospecções levam tempo. Às vezes é um mês, três meses, seis meses, ou até um ano. Além disso, algumas negociações simplesmente nunca avançam. 

Organize suas vendas, acompanhe suas ligações pendentes, marque reuniões. Uma planilha vai te ajudar a cumprir tudo certinho!

Dizem que 10% das pessoas que são abordadas pelo seu trabalho vão comprar de você. Mas com design, o percentual costuma ser mais elevado. Se eu conseguir 10 leads, não é difícil converter 4 ou 5 em clientes pagantes. Assim, o percentual provavelmente vai estar entre 10% e 40%. Então prospecte, insista e tenha um cronograma de ligações organizado.

6) Otimize

Neste ponto, você tomou o salto e se aventurou no mundo dos freelancers. Agora, você vai querer maximizar o seu tempo de concepção/desenvolvimento. Existe por ai uma série de livros e artigos sobre gerenciamento de tempo e táticas de otimização de negócios. Mas uma dica importante que eu vou deixar com você agora, é não deixar que o email te controle. Sim, ele pode acabar com a produtividade do seu dia!

Procure verificar seus emails duas vezes por dia. alguns minutos de manhã e alguns à noite. Se menos, fantástico! Isso libera o resto do dia para que você possa se concentrar no trabalho. Tempo é dinheiro e o que você conseguir economizar por dia, refletirá na receita que você vai gerar a cada semana, mês e ano.



_




novidade 8647246096521169630
Página inicial item

Instagram

Facebook

Twitter

receba nossa newsletter

Destaque

Quanto cobrar pelo serviço de design ou ilustração? Para iniciantes na área.

Quanto cobrar pelo design? Como calcular o valor do meu trabalho? Uma dúvida que eu, você e todo profissional liberal tem (independente...