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Como a embalagem pode determinar as decisões de compra

Veja como um bom designer de embalagem pode ajudar a aumentar (e muito) as vendas de seu produto.



Olhe a imagem acima: qual embalagem de macarrão dessa prateleira te chamou mais atenção? Com toda certeza, o lindo trabalho do designer russo Nikita Ivanov despertou a sua curiosidade no meio de tantos pacotes comuns.

Você gostaria de chamar a atenção para seus produtos entre tantos concorrentes na prateleira? Um bom design de embalagem pode realmente ajudá-lo!

Brincando com o formato das massas, ele conseguiu criar texturas diferentes para penteados de mulheres que protagonizam as embalagens, criando um divertido efeito nas prateleiras.

A embalagem não pode ser negligenciada por uma empresa. Um terço das decisões de compra são tomadas com base na embalagem do produto. Considerando, também, que as decisões de compra são tomadas no prazo de 7 segundos, o primeiro impacto tem de ser altamente positivo e apenas um bom design de embalagem pode fornecer essa boa "primeira impressão".

A estética da embalagem também é uma maneira de atrair a atenção dos compradores, que pode ser especialmente importante em ambientes como supermercados, onde os produtos se acumulam e a concorrência é maior. 

Com base nisso, separei algumas dicas para uma embalagem incrível:

O bom design influencia em mais de 50% nas decisões de compra
Os números mostram o poder da embalagem como decisor de compra: 52% dos consumidores vão comprar - ou estão interessado nela - se os produtos forem oferecidos numa embalagem premium . 
As marcas que optaram por uma embalagem cuidadosa têm relatado um aumento de 30% no interesse do consumidor.

Além disso, uma boa embalagem pode fazer a marca se tornar um elemento de atração para as conversas de mídia social, ajudando sua viralização. Por exemplo, para os jovens, a embalagem pode ser o elemento chave de compartilhamento das compras em redes sociais. 74% dos jovens entre 18 e 24 anos estão mais dispostos a compartilharem uma foto de suas compras, se a embalagem for especialmente notável. E, no geral, 40% dos consumidores estão mais abertos para compartilhar uma imagem em seus perfis sociais de um produto se a embalagem for criativa.

Os elementos principais da embalagem

Quais são os elementos fundamentais na concepção da embalagem de um produto?  
A tipografia e cor são elementos que nunca devem ser esquecidos. As fontes têm personalidades diferentes e distintas que tomam conta do produto, adquirindo conotações diferentes. Por exemplo, algumas fontes são mais austeras, mais elegantes ou mais divertidas: de acordo com o públicoe com os valores da marca, é inteligente optar por uma específica. Elas nunca devem ser esquecidas também em outros aspectos, como ser completamente legível. Não importa se a fonte for mega estilosa, se o consumidor não é capaz de entender rapidamente.

E não menos importante, a cor ajuda a unificar a imagem da marca em todos os produtos de uma família e confere ainda mais força no significado. A cor pode até mesmo determinar 90% das nossas decisões de compra, de acordo com o estudo de impacto Cor em Marketing. Diferenciam as marcas e os consumidores associam os seus significados. Branco é a inocência, o preto é poder, amarelo e vermelho significam alegria e emoção, por exemplo. As cores também são associadas a muitas outras coisas: por exemplo, o subconsciente do consumidor transforma coisas 'cheirando cores'. O uso inteligente da cor na embalagem pode, portanto, dar muito mais informações sobre o produto e podem se diferenciar de seus concorrentes.

Fazendo uma embalagem vencedora

Há várias dicas para a concepção de uma embalagem com o potencial para ser bem sucedida. Realce as qualidades do produto, aposte numa embalagem que possa  prolongar seu uso ou seja muito eficaz ao  atrair o público-alvo. Esses são os pontos mais importantes, desde que a tipografia e cores não sejam esquecidas.

Os mais recentes avanços na ciência aplicada ao marketing também pode ajudar muito. A embalagem permite o neuromarketing aplicado para melhorar substancialmente o sucesso de um produto. Você pode mudar os sentimentos despertados por um produto, melhorar algumas das emoções geradas ou apelar para os desejos do consumidor.

E na prática? Veja a seguir, 3 tendências em embalagens para os próximos anos:


Muitos eCommerces não se importam muito com a embalagem de seus produtos, em grande parte, porque as suas principais preocupações apontam para outras áreas (captação de novos clientes, redes sociais, etc). Há também uma certa falta de inovação na área de logística, onde o poder criativo é necessário. Tenha em mente que a embalagem é uma parte crucial da percepção de uma marca ou empresa, uma vez que ela será o primeiro contato real do consumidor com seu produto (e a primeira impressão é a que fica).

Como inspiração, é sempre uma boa ideia saber o que outras marcas estão a fazendo por aí. E aqui estão três tendências de embalagens que se tornaram muito populares neste ano e prometem continuar em alta para os próximos anos:

1 - Embalagem verde ou eco-friendly

O movimento verde continua crescendo, e estamos cada vez mais conscientes sobre o impacto que nossas atividades exercem no meio ambiente. Portanto, há mais e mais clientes interessados nestas questões, e como líderes empresariais, também devemos estar conscientes do impacto que a nossa empresa promove. As caixas e invólucros onde enviamos nossos produtos são uma ameaça para o meio ambiente, especialmente se não formos cuidadosos em certos aspectos.

Nos últimos anos, vimos muitas embalagens seguindo essa linha, feitas com materiais recicláveis ou biodegradáveis, utilizando matéria 100% orgânica na embalagem:


2 - Embalagem com Segunda Vida:

Esta tendência está próxima ao item acima, mas não parte obrigatoriamente da "perspectiva verde". Envolve a re-utilização da embalagem, podendo ter mais de uma vida - sendo reaproveitada e utilizada posteriormente para outros fins.

A empresa "5Mimitos" escolheu duas variações desse modelo. Na primeira, foram capazes de capturar as opiniões dos consumidores, que deram várias alternativas para a utilização de sua embalagem.

Ela também optou por criar uma caixa atraente e com material de qualidade, para ter uma segunda vida e ser usada para guardar os brinquedos, roupas ou qualquer outra coisa. Sai mais caro, mas pense bem: é a sua marca que ficará um bom tempo decorando alguma parte da casa do consumidor.


Algumas empresas ousam um pouco mais. Neste caso, eles criaram uma embalagem que pode ser usada como um vaso de plantas. Muito bom!


3 - Embalagem funcional

Outra tendência que esperamos encontrar em sua loja é a embalagem funcional. Quando dizemos funcional, que facilite a vida do consumidor, de acordo com seu ritmo e tarefas do dia a dia.

Além de ser funcional, a embalagem pode ser personalizada e ter um toque fun, como nestes exemplos:


A embalagem guarda babatas fritas parece uma caixinha de cigarros. É inovadora, engraçada e funcional, pois o cliente pode caminhar com seu alimento sem ter o risco de se sujar.

Outro exemplo de pacote funcional - neste caso - vem de um hambúrguer. Muito fácil de armazenar e muito confortável para os consumidores. Quando a tampa é removida, a embalagem é aberta e fica extremamente fácil de segurar.


Por um mundo com mais criatividade nas embalagens!

Alguma dúvida? Sugestão? Deixa aqui nos comentários.
Espero que vocês tenham curtido :)

Aproveite e veja também: Quanto cobrar pelos serviços de design.


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